sábado, 25 de agosto de 2012

A casa do Eterno


                                                   
                                                   A   CASA   DO   ETERNO
                                                             
    Pedimos a compreensão do leitor pela forma que escrevemos o nome do Pai e de Seu Filho neste estudo. Onde você lê Senhor no Antigo Testamento, colocamos YAHU, que é o som e a transliteração do tetragrama (hwhy), o qual é o nome do Pai. No Novo Testamento, a palavra Senhor é mais dirigida a Yahushua (Jesus) e algumas vezes, ao Pai. Isto, às vezes, confunde a quem esta palavra se refere. Você encontrará alguns versículos do Novo Testamento, onde se lê Senhor, traduzido com o nome YAHU, por se tratar do Pai. E, na maioria das vezes, a palavra Senhor é dirigida a Yahushua (Jesus). Na palavra Deus, colocamos Ulhim; e no nome Jesus, colocamos Yahushua. Esses são os seus nomes em hebraico. Caso você tenha interesse em conhecer melhor a razão de usarmos os nomes em hebraico, em outro estudo explicaremos detalhadamente. Reflita sobre esta questão do nome lendo Provérbios 30:4.

Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de YAHU é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de YAHU? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?      1Pe-4: 17-19.
     
    Este estudo visa revelar uma doutrina há séculos deturpada, que vem desde seu início prejudicando o Reino de YAHU e não permitindo a vontade do Pai que é: “Porque isto é bom e agradável diante de YAHU nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” 1 Tm.2:3,4. Todos nós estaremos um dia diante do Eterno para sermos julgados por nossos atos, como está escrito em 1Pe. 4:17-19, citado acima. A parte do texto em negrito identifica, de imediato, que a casa de YAHU somos nós.  Ora, se somos a Sua Casa devemos respeitá-la e honrá-la. A maioria de nós tem zelo pela casa em que moramos; Se alguém tenta danificá-la de algum modo, imediatamente a protegemos. E em relação à Casa do Eterno? Como não se trata de uma casa qualquer, temos que ter muito mais zelo. “Pois o zelo da Tua Casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim”. Salmos 69:9 _ “E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua Casa me devorará”. Yahuhana 2:16,17(Jo.).
     Nossa preocupação a respeito deste assunto – CASA DO ETERNO – se dá em razão de vermos a Palavra e a vontade do Pai sendo desprezadas por multidões em todo mundo, que trocam valores eternos por terrenos. Como é triste ver milhares de vidas se embaraçando por não discernir o bem do mal!  
     Queremos revelar ,através das Sagradas Escrituras, grandes erros cometidos pelas “autoridades religiosas” que estão desvalorizando o plano de redenção do Pai. Começaremos a nossa explicação com a história do povo de Yahushurul (Israel) no deserto. Recordemos o que o povo disse a Arão quando Moisés subiu ao monte para receber os dez mandamentos.  O povo achou que Moisés tinha morrido: “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Aarão, e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós: porque enquanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” Shemot 32:1 (Êx.). Com essa decisão do povo, o Eterno decidiu: “Então disse YAHU a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido.” Shemot32:7 (Êx) _ “Agora pois deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma: e eu farei de ti uma grande nação.” Shemot 32:10 (Êx.) _ “Assim feriu YAHU o povo, porquanto fizeram o bezerro que Aarão tinha fabricado”. Shemot 32:35 (Êx.).
     Diante de tal situação, o Eterno sabia que aquele povo continuaria pecando e que Ele teria que tomar algumas precauções para não destruir o povo no deserto. Por ser onisciente, decidiu um meio temporário de purificá-los e ter condição de viver entre eles, pois os amava. Então Ele ordenou: “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.” Êx.25:8. É clara a decisão do Pai: Ele não disse que habitaria na tenda, mas sim ordenou a sua construção para que, através dos sacrifícios que ali seriam feitos, os purificasse. Ele então poderia habitar neles, o povo, e não nas tendas. Pois já está mais que esclarecido que: “O ULHIM (Deus) que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”. At. 17:24  _ “Assim diz o YAHU: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés: que casa me edificareis vós? E que lugar seria o do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz YAHU; mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra”.  Yasha’yahu 66:1,2 (Is.).
  
    Daí então YAHU, com sua infinita sabedoria, ordenou que Moshé (Moisés) construísse esta tenda, que figurava a obra que Yahushua (Jesus) iria realizar: “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre”. Hb.7:28 _ “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual YAHU fundou, e não o homem”. Hb.8:1,2 _ “Porque o MashYah (Messias) não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro santuário, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de YAHU.” Hb.9:24 – “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Hb.10:1 _ “Uma vez que é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram”. Hb.10:4-6 _ “Então disse: Eis que aqui venho para fazer, ó YAHU, a Tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Por causa desta vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Yahushua (Jesus) o MashYah(Messias), feita uma vez.” Hb. 10:9,10 _ “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Yahushua (Jesus), pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de YAHU, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”. Hb.10:19-22.
    Com estas passagens, fica claro que o Criador realizou um plano perfeito para nos santificar por meio do Seu Filho: “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo Seu especial, zeloso de boas obras”. Tt. 2:14 _ “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos, e da família de YAHU; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Yahushua (Jesus) o MashYah (Messias) é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo de YAHU. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de YAHU em Espírito.” Ef. 2:19-22 _ “E, chegando-vos para ele pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com YAHU eleita e preciosa. Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a YAHU por Yahushua (Jesus) o MashYah(Messias)”. 1 Pe. 2:4,5.  
     Devemos considerar que, em se tratando das coisas Santas do Pai, temos que ter um grande zelo. Não devemos inverter, trocar, tirar ou acrescentar nada em Sua Palavra. E este foi exatamente o erro que o rei Davi cometeu. Vejamos o que ocorreu com uma interpretação que ele fez de uma profecia que recebeu do Eterno através do profeta Natã. Davi estava em um momento tranqüilo de sua vida, pois não havia guerra com os inimigos de seu povo. Ele estava em seu palácio na companhia do profeta Natã quando teve uma “grande e brilhante idéia”: construir uma casa para o Eterno. Foi quando Davi cometeu um grande erro, o qual perdura até os nossos dias e continua sendo ensinado nos seminários, em todas as denominações protestantes, no catolicismo, no judaísmo e em outros círculos religiosos.
Vamos trabalhar o texto de 1Crônicas 17:1-14 e comparar o que Davi pretendeu com o que o Eterno desejava que fosse realizado.
vs.1- “Sucedeu pois que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto de YAHU está debaixo de cortinas”. Davi considerava a arca como habitação do Eterno, por isto a sua preocupação em fazer uma casa para arca do Pacto.
vs.2- “Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque YAHU é contigo.”. Natã o considerava Davi vitorioso em tudo que fazia, por isso o apoiou neste empreendimento.
vs.3- “Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de YAHU veio a Natã, dizendo(...)”. Aqui percebemos a gravidade do caso, pois o Eterno não esperou para o dia seguinte para levar o conhecimento da sua vontade e interromper o plano de Davi.
vs.4- “Vai e dize a Davi meu servo: Assim diz YAHU: Tu não me edificarás uma casa para morar”. YAHU é categórico e proíbe Davi de construir a casa.
vs.5- “Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Yahushurul (Israel), até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo. Se calcularmos o tempo que o Eterno está se referindo, da “saída do Egito” até “o dia da profecia” que Natã transmitiu a Davi, veremos que a tenda que Moisés construiu no deserto e que ficou pronta aproximadamente dois anos depois da saída do Egito está incluída neste período de tempo. Portanto, YAHU está afirmando que não morava na tenda que Moshé foi orientado a construir no deserto. E o que Ele quer dizer com ir de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo? Considerando que o povo no deserto se abrigava em tendas, é óbvio que o Eterno estava se referindo as pessoas que que se abrigavam nestas tendas, e não na tenda propriamente dita. E a respeito dos “Tabernáculos”, no plural? Pois só existia uma tenda para sacrifícios. A resposta é clara: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de YAHU um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados: não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.” 2Co. 5:1-4 _ “E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações. Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Yahushua (Jesus) o MashYah(Messias) já me tem revelado.” 2Pe. 1:13,14. Tanto Shaul (Paulo) como Pedro reconheciam que seus corpos eram o tabernáculo, a morada do Eterno. As pessoas que moravam nas tendas eram estes Tabernáculos.
vs.6- “Por todas as partes por onde andei com todo o Yahushurul (Israel), porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Yahushurul (Israel), a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros?”. Aqui o Eterno reforça a memória de Davi e o lembra que em nenhum momento da história de Yahushurul (Israel) Ele pediu que lhe construísse uma casa.
vs.7- “Agora pois assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o YAHU dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Yahushurul (Israel).”. Davi era pastor de ovelhas e recebeu a honra para ser príncipe.
vs.8- “E estive contigo por toda a parte, por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra”. O Eterno afirma que Ele escolheu Davi como seu representante para liderar Yahushurul (Israel) e que Ele (YAHU) destruiu os inimigos de Davi. Portanto, não foi Davi quem venceu os seus inimigos como ele havia pensado: "Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e YAHU dava vitórias a Davi, por onde quer que fosse." 2Sm. 8:14.
vs.9- “E ordenarei um lugar para o meu povo Yahushurul (Israel), e o plantarei, para que habite no seu lugar, e nunca mais seja removido duma para outra parte; e nunca mais os debilitarão os filhos da perversidade, como ao princípio. Todos os verbos neste versículo estão no futuro. Se analisarmos a história, veremos que, até hoje, Yahushurul (Israel) não tem tido paz em seu território, como também não há paz em toda terra. Por isso, a mensagem se trata da restauração do Reino futuro. "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Yahushalaim (Jerusalém), que descia do céu, da parte de YAHU, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de YAHU com os homens. YAHU habitará com eles. Eles serão povos de YAHU, e YAHU mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras". Ap-21:1-5.
vs.10- “E desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Yahushurul (Israel); porém abati a todos os teus inimigos: também te fiz saber que YAHU te edificaria uma casa”. O Eterno continua declarando que foi Ele quem venceu os inimigos e agora entra no plano da árvore genealógica de Davi.
vs.11- “E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua semente depois de ti, a qual será dos teus filhos, e confirmarei o seu reino”. Chegamos ao ponto mais importante desta profecia. Julguemos com cuidado esta parte. O que o Eterno quer dizer com: “quando forem cumpridos os teus dias”? Certamente se trata da morte de Davi. Quanto a “ires a teus pais”, trata-se do sepultamento dele. É comunicado a Davi que, só depois da sua morte, um descendente que nasceria na geração dos seus filhos - não filho direto de Davi - se assentaria no trono. E este descendente será estabelecido no Reino.
 vs.12- “Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre”. É maravilhoso quando começamos a identificar os propósitos de YAHU. O desejo de Davi era construir a casa, e agora lhe é informado que um descendente que virá dos filhos de seus filhos será o responsável de construí-la. O Eterno deseja que esse prometido Rei a edifique. Há mais um detalhe importante que não podemos perder de vista: “eu confirmarei o seu trono para sempre”.  Este Rei tem um trono eterno. Quem será este Rei tão honrado da dinastia de Davi?
vs.13- Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho: e a minha benignidade não desviarei dele, como a tirei daquele (Saul), que foi antes de ti.”. Mais uma identificação importante a respeito do descendente: ele será Filho do Altíssimo e o Altíssimo, seu Pai.
vs.14- “Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre”. Agora considero que você já tenha chegado a uma conclusão: Esse descendente é Yahushua (Jesus). Vamos testificar essa descoberta na visita do anjo Gabriel a Maria. Veja: “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome Yahushua(Jesus). Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o YAHU Ulhim (Deus) lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lc 1:31-33. Davi certamente não era pai de Yahushua(Jesus). Essa era uma maneira de dizer descendente, pois nesta época não se usava os termos “neto”, “bisneto” e “tataraneto”. Com essa passagem, confirmamos a profecia que acabamos de interpretar: sem dúvida alguma, Yahushua (Jesus)é construtor da Casa do Eterno e não Davi, nem tão pouco Salomão.   
   Seguindo a visão do propósito do Eterno, sabemos que o escolhido para edificar A Casa de YAHU é Yahushua (Jesus). Por que então é ensinado em vários meios religiosos que foi Salomão o escolhido para edificá-la? Na verdade, vamos encontrar a resposta para esta pergunta na interpretação que Davi fez da profecia que Natã lhe transmitiu. Mais uma vez recorreremos às Escrituras. Veja:

1Crônicas 22:5-11
vs.5- “Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para YAHU se há de fazer magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu pois agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte”. Lembremos: o Eterno disse a Davi que não seria um filho dele que edificaria a casa, porém, um descendente de seus filhos; e Salomão era seu filho. Quanto à excelência do templo que quer edificar, não será opulência e ostentação de um comportamento que se percebe em muitas das suas decisões?
vs.6- “Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa a YAHU Ulhim (Deus) de Yahushurul (Israel).”. Os passos equivocados de Davi começam aparecer: ele ordena a Salomão que construísse a casa, desobedecendo a YAHU.
vs.7,8 – “E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o edificar casa ao nome de YAHU meu ULhim(Deus). Porém a mim a palavra de YAHU veio, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante a minha face.”. Na sua interpretação, ele considerou que, quando o Eterno disse a respeito dos seus inimigos (que o Eterno já havia vencido), equivocado, ele pensou que o Eterno estaria dizendo que ele derramou muito sangue, e por esse motivo não poderia edificar a casa.
vs.9-“ Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; portanto Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Yahushurul (Israel) nos seus dias.”.  A paz prometida na profecia se refere ao Reino de Yahushua, que trará segurança e tranqüilidade à Casa de YAHU. Outro ponto a ser corrigido: Salomão será o seu nome”. Que absurdo! Onde está escrito que YAHU deu nome a este descendente na profecia? Davi tinha muitos filhos. Por que teria que ser Salomão? Lembrando que somente após sua morte surgiria o descendente prometido, o qual nasceria “dos teus filhos” (1Cr-17: 11), ou seja, este descendente ainda iria nascer.
vs.10- “Este edificará casa ao meu nome, e ele me será por filho, e eu a ele por pai; e confirmarei o trono de seu reino sobre Yahushurul (Israel), para sempre.”. Neste versículo, encontramos a confirmação de que se trata da profecia que Davi recebeu. Onde estava a cabeça de Davi em não considerar que o trono do Escolhido será eterno? (Cabeça vazia oficina do diabo). De forma nenhuma Salomão teve um trono eterno e muito menos seus descendentes. Exceto, é claro, Yahushua, o qual reina sobre Yahushurul (Israel). Este sim tem um trono eterno ao lado de seu Pai. "E dize-lhe: Assim diz YAHU dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo de YAHU. Ele mesmo edificará o templo de YAHU e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios".  ZakarYahu 6:12-13 (Zc.).
vs.11- “Agora pois, meu filho, YAHU seja contigo; e prospera, e edifica a casa de YAHU teu Ulhim, como ele disse de ti.”. Devemos considerar estas palavras de Davi como verdadeira inspiração só por estarem nas Escrituras? Na sua consciência, o Escolhido para construir a casa era Salomão. Um grande erro de interpretação de Davi.
    Salomão obedece a ordem de Davi e constrói uma casa. "Então, Salomão enviou mensageiros a Hirão, dizendo: Bem sabes que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome de YAHU, seu Ulhim (Deus), por causa das guerras com que o envolveram os seus inimigos, até que YAHU lhos pôs debaixo dos pés. Porém a mim YAHU, meu Ulhim (Deus), me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma. Pelo que intento edificar uma casa ao nome de YAHU, meu Ulhim (Deus), como falou YAHU a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome”. 1Rs. 5: 2-5; 1Rs.6: 1 e 7: 51. Podemos ver aqui a continuidade do erro de interpretação através de Salomão, o qual obedeceu a seu pai na construção de uma casa.
    Continuou Salomão: E disse: Bendito seja YAHU o Ulhim (Deus) de Yahushurul (Israel), que falou pessoalmente a Davi, meu pai, e pelo seu poder o cumpriu, dizendo: Desde o dia em que tirei Yahushurul (Israel), o meu povo, do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Yahushurul (Israel), para edificar uma casa a fim de ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi para chefe do meu povo de Yahushurul (Israel). Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar uma casa ao nome de YAHU, o Ulhim (Deus) de Israel. Porém YAHU disse a Davi, meu pai: Já que desejaste edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste em o resolver em teu coração. Todavia, tu não edificarás a casa, porém teu filho, que descenderá de ti, ele a edificará ao meu nome. Assim, cumpriu YAHU a sua palavra que tinha dito, pois me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Yahushurul (Israel), como prometera YAHU; e edifiquei a casa ao nome YAHU, o Ulhim (Deus) de Yahushurul (Israel)”. 1Rs 8:15-20. Davi certamente criou uma grande confusão na cabeça de Salomão, fazendo-o pensar que era o escolhido para construir a casa.
     Mas o que realmente se passava na cabeça de Salomão? O que ele considerava?  "Então, disse Salomão: YAHU declarou que habitaria em trevas espessas. Na verdade, edifiquei uma casa para tua morada, lugar para a tua eterna habitação”. 1Rs.8: 12e13 _ “Mas, de fato, habitaria YAHU na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei". 1Rs.8: 27.  Salomão reconhece que YAHU mora no céu e que a Terra não  poderia nunca ser lugar de sua morada, muito menos  aquela construção insignificante. Porém, ele fica confuso com a ordem de Davi, seu pai, de construir uma casa para morada do Eterno porque não foi ele quem recebeu a profecia, e por isto Salomão se contradiz.
    Chegamos à conclusão de que houve um grande erro por parte de Davi. Erro que prosseguiu através de Salomão e que continua até os nossos dias. Não devemos distorcer a Sua palavra como Davi fez. Lembremo-nos de que haverá um julgamento e ele começará pela Casa de YAHU. Não sejamos covardes ao ponto de fazer vista grossa para as coisas Sagradas. “Não sabeis que sois santuário de YAHU e que o Espírito de YAHU habita em vós? Se alguém destruir o santuário de YAHU, YAHU o destruirá; porque o santuário de YAHU, que sois vós, é sagrado”. 1Co. 3:16,17. Veja como você é importante para o Pai: o que é sagrado não pode ser infringido, violado e desrespeitado. Pois, nós é que somos sagrados para YAHU como Sua Casa.
Obs.: Se um pai e uma mãe ensinar seu filho desde novo que o lugar que ele se senta se chama mesa e o lugar que ele apóia o prato é uma cadeira; esta criança, por não ter conhecimento e confiar em seus pais, nunca duvidará desta troca. Mas quando chegar o momento de se relacionar com outras crianças, enfrentará dificuldades quando comparar a diferença dos nomes de tais objetos em relação ao entendimento das outras crianças. Sabemos que os nomes são para identificação. Se tiverem duas pessoas com o mesmo nome e alguém chamar uma delas, as duas irão atender a quem chamou. Será necessário diferenciar uma delas com outro nome para não trazer transtorno. Então temos que decidir: nós ou um prédio deve merecer a honra e o tratamento como a Casa do PAI?
                                                                                                     
    Satanás, desde sua queda, insiste em prejudicar o relacionamento do Eterno com o homem, tirando a visão da Obra Eterna e influenciou os homens a criarem doutrinas falsas, corrompendo e desvirtuando os desatentos. E os homens que foram influenciados a ensinarem essas doutrinas serão condenados por não ajudarem aos incautos a conhecerem o Caminho da Vida. Como disse o Apóstolo: Porque esses tais não servem ao MashYah (Messias), nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos”.  Rm. 16:18 – E quanto à exigência do Eterno para com aqueles que guiam os incautos? E dir-se-á: Aplainai, aplainai, preparai o caminho: tirai os tropeços do caminho do meu povo. Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”. Yasha’Yahu 57:14,15 (Is.) _ “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Ulhim (Deus), também eu me esquecerei de teus filhos.”  Hoshéa 4:6 (Oséias) com Mt.22:29.
    Você pode afirmar que compreende tudo isso.  Por que ainda em nossos dias há o costume de dizer que os prédios de tijolos ou de qualquer outra matéria prima construído por mãos de homens são chamados casa de oração”, “Igreja” e “casa do Senhor? Por qual motivação esta grande contradição continua a influenciar pessoas de vários níveis sociais e intelectuais?
    Queremos reforçar a sã doutrina para que fique bem clara a vontade do Pai para Sua Casa. Veremos outra passagem polêmica: “E estava próxima a páscoa dos judeus, e Yahushua (Jesus) subiu a Yahushalaim (Jerusalém). E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos e os cambiadores assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da Casa de meu Pai Casa de venda”. Yahuhana 2:13-16 (Jo.).
    Chegamos a outro ponto importante de interpretação.  Que casa estava sendo usada como casa de negócio de acordo com Yahushua (Jesus)? Ele entraria em contradição com o ETERNO, o qual afirma que não habita em templos feitos por mãos humanas? Ou será que esse templo foi construído por Yahushua (Jesus)? Certamente não! Então o que foi que aborreceu Yahushua (Jesus) a tal ponto? Precisamos conhecer as Escrituras para não cometermos erros. Yahushua (Jesus), porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de YAHU”. Mt. 22:29. Ora, a situação aqui em que Yahushua (Jesus) exige respeito pela Casa de Seu Pai, é em razão de que cada sacrifício oferecido no templo não poderia ser vendido. Os animais ali oferecidos, segundo a lei, deveriam ser selecionados e cuidados desde seu nascimento por seus donos. Se alguém cometesse algum pecado, deveria oferecer tais animais como sacrifício em seu lugar. Estes sacrifícios tinham a função de levar os homens à consciência de que um animal inocente estaria morrendo em seu lugar por causa de seu pecado, inibindo assim a prática de pecados.
    As regras da lei exigiam também que os animais deveriam ser sem defeitos: "Se a sua oferta for holocausto de gado, trará macho sem defeito; à porta da tenda da congregação o trará, para que o homem seja aceito perante YAHU." Vaicrá 1:3 (Lv.) _ “Mas, se a sua mão não alcançar o que bastar para gado miúdo, então, trará, em expiação da culpa que cometeu, a YAHU, duas rolas ou dois pombinhos; um para expiação do pecado, e o outro para holocausto.” Vaicrá 5:7(Lv.). YAHU aceitava o sacrifício de acordo com o nível social do homem. Se alguém não pudesse oferecer um boi, o Eterno aceitava um pombo. O que importava era o arrependimento sincero. 
   Portanto, a motivo da reação de Yahushua (Jesus) se deu por causa das pessoas que estavam comprando os animais para os sacrifícios no templo. Isto é, um pecado grave! Comprando os animais eles estavam NEGOCIANDO O PERDÃO. Nós sabemos que o perdão não pode ser comprado. O povo sim, tinha se tornado casa de negócio. Esta é a Casa a que Yahushua (Jesus) se referia. “Não façais da Casa de meu Pai Casa de venda.”. A verdadeira Casa de YAHU não é um templo, cujo objetivo era só de sacrifícios de animais. Ora, o Eterno permitiu o uso do templo feito por Salomão, no lugar do antigo tabernáculo, apenas para que os sacerdotes não deixassem de exercer suas funções. Com isso, o povo poderia oferecer seus sacrifícios, recebendo o perdão de seus pecados.
    Isso era claro para Salomão: Eis que estou para edificar a casa ao nome de YAHU, meu Ulhim (Deus), e lha consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e lhe apresentar o pão contínuo da proposição e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festividades de YAHU, nosso Ulhim (Deus); o que é obrigação “perpétua” para Yahushurul (Israel).” 2Cr. 2:4. Os sacrifícios de animais só foram recebidos pelo Pai até o sacrifício perfeito de Yahushua (Jesus). Se a função do templo era apenas para sacrifícios, o que deveria acontecer com o templo e o serviço ali realizado depois que Yahushua (Jesus) deu sua vida como perfeito holocausto?  Resposta: “Tendo Yahushua (Jesus) saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada”. Mt-24:1-2.
    Que situação nos encontramos hoje pela decisão tomada por Davi, pela confusão que criou? A maioria declara que tanto o antigo santuário como também a casa erigida por Salomão eram a habitação do Eterno e o lugar de adoração. Se esta doutrina é verídica, em qual lugar o Eterno habitava e era adorado antes de suas construções? E como Adão, Eva, Enoque, Noé, Abraão e todos que amavam o Eterno o adoravam, já que não existia nem santuário e nem tão pouco um templo? O que realmente devemos entender com relação à vontade do Pai e ao verdadeiro culto, está contido no diálogo de Yahushua (Jesus)com a samaritana: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Yahushalaim (Jerusalém) o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Yahushua (Jesus): Mulher crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Yahushalaim (Jerusalém) adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Yahuhana 4:20 -23 (Jo.)
    Satanás tem procurado distorcer a Verdade desde sua queda. Trabalha incessantemente para confundir o plano eterno e desviar da verdade o seu povo; luta contra os fiéis discípulos que desejam ensinar a verdade e, se for necessário, os levam à morte. Temos, por exemplo, o testemunho de Estevão, discípulo de Yahushua (Jesus)que foi acusado de falar contra o templo e contra lei de sacrifícios que ali se fazia.Vamos ver sua experiência. Faremos um resumo do acontecimento, mas depois leia todo o texto de Atos 6:8 ao capítulo 8:1.
 “Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estevão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.”At. 6:8-10 - “Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a Toráh (lei); porque o temos ouvido dizer que esse Yahushua (Jesus) o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moshé (Moisés) nos deu. Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estevão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo.” At. 6:13-15 _ “Então, lhe perguntou o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim?” At. 7:1
     Daqui em diante, Estevão começa fazer sua defesa, sobre a qual faremos o resumo:
“Estevão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Ulhim (Deus) da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã ..... Foi Moshé (Moisés) quem disse aos filhos de Yahushurul (Israel): YAHU vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim”. At. 7:37.É este Moshé (Moisés) quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito, dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moshé (Moisés), que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifício ao ídolo, alegrando-se com as obras das suas mãos.” At. 7:38-41  _ O tabernáculo do Testemunho estava entre nossos pais no deserto, como determinara aquele (YAHU) que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto. O qual também nossos pais, com Josué, tendo-o recebido, o levaram, quando tomaram posse das nações que YAHU expulsou da presença deles, até aos dias de Davi. Este achou graça diante de YAHU e lhe suplicou a faculdade de prover morada para o Ulhim (Deus) de Jacó. Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa. Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz YAHU, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi, porventura, a minha mão que fez todas estas coisas? Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” At. 7:44-51 _ “Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. Mas Estevão, cheio do poder Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de YAHU e Yahushua (Jesus), que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de YAHU. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estevão, que invocava e dizia: Senhor Yahushua (Jesus), recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Yahushalaim (Jerusalém); e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.” At. 7:54 a 8:1
    Ainda hoje, quando levamos o conhecimento verdadeiro que liberta a consciência do povo, somos tratados como falsos profetas e até com violência, mesmo diante da grande verdade que estamos abordando. Então por que homens que se dizem autoridades espirituais e “formados em teologia” não ensinam a verdade ao povo? Se estudarmos com atenção as Escrituras, não iremos confundir o seu conteúdo. Será que há intenção maligna nos corações destes líderes? Notamos, por exemplo, que ao falar sobre a Lei do Eterno, eles dizem que Yahushua (Jesus) a aboliu e não é mais necessário obedecê-las, pois se trata do “velho testamento”. Mas por que a lei dos dízimos, que também se encontra no chamado “velho testamento”, não foi abolida? Este ponto será mais uma parte para nossa avaliação e para diferenciar quem o Eterno tem por Sua Casa; e para avaliarmos também como os pseudo líderes tem distorcido algumas passagens das Escrituras por sua ganância e enriquecimento ilícito.
 “Roubará o homem a YAHU? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.” Mal’aky 3:8,9 (Malaquias).
     O criador declara que está sendo roubado. Como poderia o homem roubá-lo? Por que isso o incomoda? Quando se trata de Sua Casa, já dissemos, Ele tem zelo! Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz YAHU dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Ml.3:10. Ele estava vendo Sua Casa abandonada, sem mantimento. O que Ele estava dizendo com isso?  “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” Mt. 25:41-46. Temos um grande exemplo dos Apóstolos e da Igreja primitiva a ser seguido: “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Yahushua (Jesus), e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.” At. 4:33-35. Que fidelidade eles tinham com a Casa do Eterno!
    Qual era a preocupação do Eterno ao instituir o dízimo? Estaria o Eterno preocupado com as condições do templo ou com seus filhos? Certamente já confirmamos que Sua preocupação era para com os Seus Filhos. No entanto, o que presenciamos hoje é todo dízimo sendo direcionado para construções de templos e sua manutenção e uma parte insignificante sendo usada para algumas esmolas para a Casa de YAHU. Temos visto a hipocrisia dos líderes que oprimem o povo com mensagens torcidas, ameaçando e amaldiçoando um povo que ignora as coisas excelentes, pois este povo que é o lugar da morada do Altíssimo e não o templo da desobediência destinado a contendas, divisões, facções, luxuria e cobiças. Medite: Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de YAHU os que tais coisas praticam. Gl. 5:19-21
    Abram os vossos olhos e vejam o que estão fazendo com a verdadeira Casa de YAHU. Ela não está sendo edificada, mas usurpada. Você pode imaginar o perigo de roubar a Casa do Todo Poderoso? Mas os dirigentes são atrevidos. Veja: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.” 2Pe.2:1-3 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Yahushua (Jesus) o MashYah (Messias), e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro: aparta-te dos tais.” Tm.6:3-5.
     O direito e os deveres da Casa de YAHU são bem claros nas Escrituras: “Quando acabares de dizimar (dever) todos os dízimos da tua novidade no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem (direito).  Devarim 26:12 (Dt.).
     Mais uma questão a ser resolvida: O que os apóstolos e a Igreja iam fazer no templo? "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração." At. 2:46 _ “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Yahushua (Jesus) o MashYah (Messias)At. 5:42.  Estariam os cristãos freqüentando este templo para estarem em oração junto com os judeus? “Pedro e Yahuhana (João) subiam ao templo para a oração da hora nona” At-3:1.  Ou será que eles iam ao templo para ensinar que Yahushua (Jesus) é o ultimo sacrifício e que todo sacrifício feito a partir da crucificação ofendia ao Criador? Devemos lembrar que o templo em Yahushalaim (Jerusalém) não tinha o uso como os templos de hoje. Não havia púlpito para um palestrante, nem cadeiras para os ouvintes. O seu uso era exclusivamente para sacrifícios de animais. Daí a Igreja (pessoas) freqüentar o templo e alertar o povo de que não eram mais necessários os sacrifícios que ali se ofereciam.Nisto se manifestou o amor de YAHU em nós, em que YAHU enviou a seu Filho unigênito ao mundo para que vivêssemos por meio dele. O amor consiste não em termos nós amado a YAHU, mas em que Ele nos amou a nós e enviou a Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” 1Yahuhana 4:9,10 (Jo.). A sua dedicação na pregação da Boa Notícia era:no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Yahushua (Jesus) o MashYah (Messias).” At. 5, 42.
Qual era o lugar que a Igreja se reunia para comunhão e santificação de seus membros? Veja a resposta abaixo:
"Eu, Shaul (Paulo), prisioneiro por causa do MashYah (Messias) Yahushua (Jesus), junto com o irmão Timóteo, escrevo a você, Filemom, nosso amigo e companheiro de trabalho, e à igreja que se reúne na sua casa. Esta carta vai também para a nossa irmã Áfia e para Arquipo, nosso companheiro de lutas."  Fm. 1,2
“Saudações também à igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu querido amigo Epêneto, que foi o primeiro a crer no MashYah (Messias) na província da Ásia.”  Rm. 16:5
“As igrejas da província da Ásia mandam saudações. Áquila e a sua esposa Priscila e a igreja que se reúne na casa deles mandam saudações cristãs a vocês.  1 Co. 16:19 
“Mandamos saudações aos irmãos que moram em Laodicéia. Saudações também para Ninfa e para a igreja que se reúne na casa dela.” Cl. 4:15 
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou eu no meio deles." Mt. 18:20 
    Deixamos esta mensagem final para fortalecer o conhecimento da verdade, para confirmar que a casa de YAHU somos nós:
Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por YAHU, olhem para Yahushua (Jesus), que YAHU enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos. Pois ele foi fiel a YAHU, que o escolheu para esse serviço, assim como Moshé (Moisés) foi fiel no seu trabalho em toda a casa de YAHU. Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Yahushua é mais importante do que Moshé (Moisés). Uma casa tem de ser construída por alguém, mas YAHU é o construtor de tudo o que existe. E Moshé (Moisés) foi um servo fiel no seu trabalho na casa de YAHU e falou das coisas que YAHU ia dizer no futuro. Mas o MashYah (Messias) é fiel como Filho, que dirige a casa de YAHU. E nós seremos a sua casa se conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.” Hb.3:1-6. NTLH - Bíblia Linguagem de Hoje.
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de YAHU, que é a igreja de YAHU vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1Tm. 3:15.
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre o MashYah (Messias) e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de YAHU com os ídolos? Porque vós sois o templo de YAHU vivente, como YAHU disse: Neles habitarei, e entre eles andarei: e eu serei o seu ULHIM (Deus) e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz YAHU; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz YAHU todo-poderoso.” 2Co.6:14-18.
    YAHU é onipresente, onisciente e onipotente. Ele não precisa de uma casa para se abrigar como o homem. Quando Ele se refere a nós como Sua Casa, está declarando que somos Sua família e não um lugar para se proteger da chuva ou do sol: Nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.” Hb.17:24 _ “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.”Hb.17:28.
    Então é importante lembrar que os adoradores de deuses, feitos de ouro, prata, bronze, pedra ou madeira, precisam colocar essas imagens de esculturas dentro destes templos, costume antigo entre os povos pagãos que não conheciam a Glória de YAHU. Portanto, todo aquele que diz que O ETERNO habita em templos feitos por mãos de homens, estão desfazendo, diminuindo, menosprezando e desqualificando O TODO PODEROSO.
 “Porque assim diz YAHU que tem criado os céus, o Ulhim (Deus) que formou a terra, e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou YAHU e não há outro. Não falai em segredo, nem em lugar algum escuro da terra: não disse à descendência de Ya’aqobh (Jacó): Buscai-me em vão: eu sou YAHU, que falo a justiça, e anuncio coisas retas. Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações: nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos: quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, YAHU? E não há outro Ulhim (Deus) senão eu; Ulhim (Deus) justo e Salvador não há fora de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Ulhim, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Is. 45:18 -23).
   Todos nós nos sentimos felizes vivendo em família e este sentimento veio da natureza do Pai. Por isso Ele afirma: “Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Yahushurul (Israel), até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.” 1crônicas 17:5. Ele tem prazer em se relacionar com Seus filhos que assim vivem: Amados, se YAHU assim, nos amou, também nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a YAHU; se nos amamos uns aos outros, YAHU está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.” Yahuhana 4:11-13 (Jo.).

Para meditar:
“Muitos teriam chegado à sabedoria se não acreditassem que já eram suficientemente sábios.”



 “Ora, o nosso mesmo Ulhim e PAI, com Yahushua, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, e o YAHU vos faça crescer, e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; a fim de que sejam os vossos corações confirmados em santidade, isentos de culpa, na presença de nosso Ulhim e PAI, na vinda de nosso Senhor Yahushua, com todos os seus Santos.” 1 tessalonicenses 3:11-13

“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de YAHU inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” Filipenses 2:15


A necessidade de transmitir a verdade é para nós um compromisso com o Eterno. Há ainda muitos assuntos que gostaríamos de abordar. Se você se interessa pela verdade e gostaria de conhecê-la, entre em contato conosco.
Pelo enviado de YAHU, HazaqYahu

2 comentários:

  1. De que lugar do Rio de Janeiro vocês são? Nós somos a Oholyao que está em Magé interior do Rio!

    ResponderExcluir
  2. De que lugar do Rio de Janeiro vocês são? Nós somos a Oholyao que está em Magé interior do Rio!

    ResponderExcluir