sábado, 25 de agosto de 2012

A primeira criação


 A PRIMEIRA CRIAÇÃO

    Pedimos a compreensão do leitor pela forma que escrevemos neste estudo o Nome do PAI e de Seu Filho; onde você lê no antigo testamento Senhor, colocamos YAHU que é o som e a transliteração do tetragrama (hwhy) que é Nome do PAI. No novo testamento a palavra Senhor é mais dirigida a Yahushua (Jesus), e algumas vezes ao PAI, confundindo às vezes a quem se refere; você encontrará alguns versículos do novo testamento onde se Lê Senhor traduzido com o nome YAHU por se tratar d’ELE e a maioria das vezes Senhor é dirigida a Yahushua (Jesus). Na palavra Deus, colocamos Ulhim, e o nome Jesus, colocamos Yahushua. Esses são os seus nomes em hebraico. Se houver interesse de conhecer melhor a razão de usarmos os nomes em hebraico, em outro estudo explicaremos detalhadamente. Veja: Pv, 30:4.

Gn.1:1 -  No princípio, criou Deus os céus e a terra.
:Urah taw Mymsh ta Myhla arb tysarb - 1:1

Para iniciarmos o nosso estudo colocamos uma versão em português e uma em hebraico para uma comparação; o leitor que não conhece o hebraico, não deve se preocupar, pois a finalidade deste estudo é a compreensão do assunto em pauta; e seguindo a forma que compomos o tamanho das letras, o leitor identificará o que estamos propondo; (queremos esclarecer que o hebraico é escrito da direita para esquerda). É importante para a nossa compreensão, o conhecimento exato do que o Eterno quer nos revelar através das escrituras, e trazer de fato a nossa libertação. [Os.4:6; Mt.22:29; Tiago 2:12]. Diferenciamos o tamanho das letras na primeira palavra das Escrituras Sagradas em hebraico, para mostrar que ela, está dizendo muito mais do que foi traduzida nas versões que já temos conhecido; Se procurarmos nos dicionários hebraicos tal palavra, - (tysarb) - não encontraremos; pois ela é a composição de duas palavras. 

Vejamos: - (siga o tamanho para identificar as duas palavras que compõe a primeira)

01254 arb bara’ = criar, moldar, formar – (tys) shyth = fixar, por, estipular, colocar, situar.

Veja! Que o princípio da primeira palavra que esta em negrito, é igual à segunda palavra do texto. Temos agora uma melhor compreensão do versículo, que nos fornece extraordinária revelação; o ETERNO quando começou a criar todas as suas maravilhas, criava, formava e colocava, fixava cada parte em seu lugar de ordem, função e influência. Se seguirmos agora esta tradução o versículo ficará assim: formou, colocou; criou o Eterno os céus e a terra.” Por não sabermos quando o Eterno começou a criar todo o universo, vêm-nos algumas perguntas: O que Ele criou primeiro? Será que as Escrituras Sagradas nos dá esta resposta? E Qual a razão de nossas perguntas?

Se tratando das Sagradas Escrituras é importante entendermos os desígnios do Eterno, pois Ele estabeleceu todas as coisas segundo a sua vontade, cada qual com a sua função. E já é de nosso conhecimento e fé que o Criador deseja que: “isto é excelente e agradável diante do Ulhim nosso salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento correto da verdade.” I Tm. 2:3,4.  E se tratando de tal salvação, assim Ele providenciou: “Nisto se manifestou o Amor do YAOHU em nós, em haver YAOHU enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” I Yahuhana 4:10. (1 João).

Fizemos anteriormente a nossa pergunta, o que Ele criou primeiro? A nossa admiração é quando nos deparamos com a passagem: “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo.” Ap. 13:8.  Aqui na segunda parte do versículo, é relatado que, o Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo. Como podemos compreender tal afirmação? Pedro em sua carta diz: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por Amor de vós.” I Pe.1:18-20.

Ao lermos estas passagens, fica-nos claro que, o Eterno criou seu Filho com o propósito de nos redimir através da sua morte; e que ao ser criado, foi-lhe revelado que teria que dar sua vida para esse fim. Começamos a compreender que a primeira criação antes de qualquer outra, é Yahushua, veja: e agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a gloria que eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo.” Yahuhana 17:5 (João) -Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha gloria que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Yahuhana 17:24 - Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de YAOHU.Ap.3:14.  Veja também: (Yahuhana (João) 1:15; 3:13; 8:28,29; 6:62; 8:51-59; Ap. 1:17; 22:13).

O apostolo Paulo escreve a respeito dele e diz: “ele é a imagem do ULHIM invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as cousas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o principio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas, ter a primazia, porque aprouve a YAOHU que nele residisse toda plenitude, e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus.” Cl.1:15-20.  Como é maravilhoso quando percebemos a grandiosidade do Amor do nosso PAI, que pela Sua onisciência nos preparou isto: “Bendito o Ulhim e Pai de nosso Senhor Yahushua o MashYah, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais no MashYah, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor.” Ef.1:3,4. (não concordamos com a doutrina da predestinação).

Ora, até aqui temos visto a participação de Yaohushua na nossa redenção e justificação; consciente da sua tarefa. Mas sabemos que ele por ter sido fiel, ao plano do PAI, o Eterno o honrou, e assim diz as escrituras: para que o Ulhim de nosso Senhor Yahushua o MashYah, o Pai da gloria, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da gloria da Sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu Ele no MashYah, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.”Ef. 1:17-21. No final do versículo o apostolo diz: “não só no presente século, mas também no vindouro”; é importante que busquemos a profunda revelação, pois como já temos visto que Yaohushua é a primeira criação. E o objetivo do PAI, não era só que ele morre-se mas: pelo que também YAOHU o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Yaohushua se dobre todo joelho, nos céus e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Yahushua o MashYah é Senhor, para gloria de YAOHU o PAI.Fl. 2:9-11.

 O Eterno quando o criou, tinha planejado que Yaohushua seria aquele que iria reinar sobre nós: Eu, porem constitui o meu Rei sobre o meu Santo Monte Sião. Proclamarei o decreto de YAOHU: Ele me disse: Tu és meu filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e Eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás, e as despedaçarás como um vaso de oleiro. Tehilim.2:6-9 (Sl.). É revelado por varias passagens nas Escrituras, que essa informação ele recebeu antes que tudo fosse criado, vamos conferir algumas delas: olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Yaohushua, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de YAHU Hb. 12:2.  Nesta passagem, percebemos que Paulo reconhecia que o pai propôs a seu Filho essa missão. E o próprio Yaohushua declarou a sua missão a Pilatos: Respondeu Yaohushua: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus servos se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos Yahudim (Judeus); mas agora o meu reino não é daqui. Então lhe disse Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Yaohushua: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve minha voz.” Yahuhana 18:36,37 (João). - Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o MashYah chamado Cristo; quando ele vier nos anunciará todas as cousas. Disse-lhe Yaohushua: Eu o sou, eu que falo contigo” Yahuhana 4:25,26 (João).

 Como é importante compreender-mos os propósitos do Eterno através das revelações que Ele nos deu por meio das Escrituras: Então lhes disse Yahushua: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o MashYah padecesse e entrasse na sua glória? E começando por Moises, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” Lucas 24:25-27.

E não é necessário escrevermos muitas de nossas opiniões, pois a própria Escritura, por si só, já revelam claramente a vontade do PAI. Vejamos mais algumas passagens: “Yahudá (Judá) é leãozinho, da presa subiste, filho meu. Encurva-se, e deita-se como leão e como leão; quem o despertará? O cetro não se arredará de Yahudá (Judá), nem o bastão de entre seus pés, até que venha Silo; e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira mas excelente; lavará as suas vestes no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes brancos de leite. Gn. 49:8-12. - E tu Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Yahudá (Judá), de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde dos dias da eternidade. Portanto os entregará até ao tempo em que a que está em dores tiver dado à luz; então os restantes de seus irmãos voltará aos filhos de Yahushurul (Israel). Ele se manterá firme, e apascentará o povo na força de YAOHU, na majestade do nome de YAOHU seu Ulhym; e eles habitarão seguros, porque agora será ele engrandecido até aos confins da terra.Mq. 5:2-4 com Mt.2:1-6.  É muito importante também comparar Pv. 8:22-30.

É gratificante que os planos do PAI, nos tem sido revelados pelo Seu poder, por meio de Sua palavra; encontramos descanso, paz,
segurança e esperança; e nos faltaria palavras, para descrever a nossa gratidão ao todo poderoso, pelo seu Amor; e assim juntamos os
nossos sentimentos com o apóstolo Paulo que disse: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até ao dia do MashYah Yahushua. Fl. 1:6.  E ainda: a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de YAOHU.Cl. 1:10. E que tenhamos com a mesma intensidade o conselho do apóstolo Pedro que disse: desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. 1 Pe.2:2.

Finalizando: fiquemos com o exemplo de Yaohushua nosso Senhor; ele sendo o primeiro da criação, tem um exemplo para ser seguida por todos: Disse-lhes, pois, Yahushua: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Yahuhana 8:28,29 (Jo.) - Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o PAI que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As cousas, pois, que eu falo, como o PAI mo tem dito, assim falo.Yahuhana 12:49,50 (Jo.) - Respondeu Yahushua: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu PAI o Amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do PAI que me enviou. Yahuhana 14:23,24. (Jo.).

Para meditar:

“Muitos teriam chegado à sabedoria se não acreditassem que já eram suficientemente sábios”

“Eterno, me liberte da covardia que teme novas verdades da preguiça que aceita meias verdades e da arrogância que pensa saber toda verdade”

Nosso desejo:

“Ora, o nosso mesmo Ulhim e PAI, com Yahushua, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, e o YAHU vos faça crescer, e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; a fim de que sejam os vossos corações confirmados em santidade, isentos de culpa, na presença de nosso Ulhim e PAI, na vinda de nosso Senhor Yahushua, com todos os seus Santos”. 1 tessalonicenses 3:11-13.

“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de YAHU inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.
Filipenses 2:15

A Igreja de Yahushua que está no rio de janeiro vos saúdam
 

  A necessidade de transmitir a verdade é para nós um compromisso com o Eterno, Há ainda muitos assuntos que gostaríamos de abordar, se você se interessa pela verdade e gostaria de conhecê-la faça contato conosco.

Pelo enviado de YAHU - HazaqYahu

Nenhum comentário:

Postar um comentário