OS QUE SE ESFORÇAM A CAMINHAR PELO REINO DE YAHU
O SERMÃO DA MONTANHA
Pedimos a compreensão do leitor pela forma
que escrevemos neste estudo, o Nome do PAI e de Seu Filho; onde você lê no
antigo testamento Senhor, colocamos YAHU que é o som e a transliteração do
tetragrama (hwhy) que é Nome do PAI. No novo
testamento a palavra Senhor é mais
dirigida a Yahushua (Jesus), e algumas vezes ao PAI, confundindo às vezes a
quem se refere; você encontrará alguns versículos do novo testamento onde se Lê
Senhor traduzido com o nome YAHU por
se tratar d’ELE e a maioria das vezes Senhor
é dirigida a Yahushua (Jesus). Na palavra Deus,
colocamos Ulhim, e o nome Jesus, colocamos Yahushua. Esses são os seus nomes em
hebraico. Se houver interesse de conhecer melhor a razão de usarmos os nomes em
hebraico, em outro estudo explicaremos detalhadamente. Veja Pv.30:4
OLHANDO O HEBRAICO
A primeira palavra do sermão da montanha
constitui-se o primeiro obstáculo à compreensão da mensagem de Yahushua. “makariov makarios”
(bem-aventurado), o texto grego, desorienta
todos os tradutores levando-os a pista errada da suposta beatitudes adquiridas
por antecipação, enquanto que elas só serão realizadas plenamente no reino de YAHU; todos os tradutores fazem uma interpretação
a palavra supostamente conhecida um sentido diferente daquele que tinha originalmente. Porque Yahushua ‘não diz
a palavra makarioi, Ele pronuncia a
palavra hebraica rva
‘ashar ou rva
‘asher = ir direto, andar, ir em frente, avançar, progredir, primeira
palavra dos Sl. 1 e 119. Ás traduções do Judaísmo helenístico traduz ‘asher’
por ‘makarios’,
segundo a equivalência imposta pelo uso da LXX. Durante mais de dois séculos,
os tradutores gregos da Bíblia hebraica já liam automaticamente ‘makarios’
onde o texto hebraico diz ‘asher’. Fazendo isto, eram fiéis a sua defesa
em proteger o seu sincretismo.
rva ‘asher repete-se 43 vezes na Bíblia hebraica. Esta
exclamação tem como radical rva
‘ashar,
que não evoca uma vaga felicidade e a tendência a considerar que o prazer
individual e imediato é a finalidade da vida, mas implica uma retidão do homem marchando
na estrada em direção ao Reino de YAHU (rvy
yashar = reto, honesto, correto, direito). Todos os dicionários
etimológicos do hebraico bíblico, dão como primeiro sentido ao radical ‘ashar’ o
de marchar: ser feliz é um sentido
secundário e tardio. A bem aventurança não se situa no início do versículo, mas
em seu fim, o Reino de YAHU. O sentido fundamental de ‘ashar é “andar”. Assim está escrito em Provérbios 4:14: “Não
entres na trajetória dos perversos e nem Andes
pelo caminho dos maus”. Em linguagem poética Pv. 23:19 diz: “Obedeça
filho, sejas sábio, progrida no caminho a tua mente”, ‘asher’ simboliza
a dinâmica da Salvação na vida do homem em
marcha em direção ao Reino de YAHU.
OLHANDO
O GREGO
Yahushua
quando se dirige aos seguidores de suas pisadas, Ele lhes diz:
Primeiro passo: “Em
marcha, os necessitados do sopro!
Sim, deles é o Reino dos céus!” A palavra “pobres” usada nas traduções que usamos
hoje não reflete o conteúdo e o verdadeiro significado que o texto pede. No
grego há duas palavras para “pobre”. Uma é “penicrov - penichros” = pobre, necessitado; refere-se aos que não são ricos, mas têm
de labutar para ganhar a vida. A outra palavra é ptwcov - ptochos = reduzido a pobreza, mendicância, que pede
esmola; refere-se
ao que é desgraçadamente pobre, indigente, mendigo. Esta é a palavra usada no
primeiro conselho de Yahushua, que literalmente no grego quer dizer: “os que são mendigos do espírito”,
portanto, as palavras de Yahushua nos ensinam “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.” Tal pessoa está
cônscia de sua pobreza.
Yahushua queria dizer que estes são
felizes? A palavra grega “makariov - makarios” = feliz, não significa
simplesmente estar contente, alegre, como alguém que se diverte. Antes, a idéia
é de grande bem-estar. Como a pessoa mostra que é um necessitado do espírito? Mostrando que é consciente de sua
necessidade espiritual, e por que pode se dizer que é feliz? Por mostrar
dependência a YAHU. A pessoa cônscia de sua necessidade espiritual reconhece
seus pecados e falhas e se humilha. Tem uma consciência sensível. Valoriza a
morte de Yahushua, e ora a YAHU para perdoar-lhe; obtém, portanto, a felicidade
como Davi escreveu: “Feliz é aquele cuja transgressão é
perdoada, cujo pecado é coberto.” — Sl. 32:1.
Poder-se dizer
que são felizes em três sentidos: Usufruem da felicidade agora por ter recebido
o perdão. São também felizes porque possuem uma esperança. E por fim alcançarão
a felicidade suprema e completa.
Observação: No texto grego em 1Tm.
1:11; 6:15.YAHU é mencionado como sendo ‘feliz’ e não “bendito” como foi
traduzido.
Segundo passo: “Em marcha,
os enlutados! Sim, eles serão reconfortados!” Vamos conferir no estudo as
palavras que
foram lançadas no texto grego, que falam
mais profundamente que as traduções que temos em mãos. A caminhada que o adepto
(discí-
pulo) de Yahushua vai fazer para chegar à maturidade, deve ser compreendida. Depois
que o seguidor deu início a sua caminhada, no
primeiro
passo
reconheceu seu estado de pobreza espiritual. O que Yahushua queria alcançar no
íntimo dos discípulos quando falou
em Em marcha,
os enlutados? A
palavra grega do versículo é penyew - pentheo
= prantear por, lamentar alguém, estar de luto.
Como o seu ensino esta sendo
dirigido aos seus discípulos e se trata da posição pessoal de cada um com
relação ao Reino de Seu PAI,
o seu incentivo é para que o
candidato ao caminho no
seu segundo passo reconheça que deve
morrer para si mesmo para continuar,
assim Ele ensinou: “Então disse Yahushua aos seus discípulos: Se alguém quiser vir
após mim, renuncie-se a si mesmo,
tome
sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque
aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida
por
amor de mim, achá-la-á”. Mt.16:24,25. Ele é bem enfático em dizer,
que para acompanhá-lo no Caminho deve ter coragem
de matar o seu ego, pois segui-lo é inevitável a morte, por isso ele
diz: tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Compreenda
que a
única finalidade de carregar
uma cruz é para ser crucificado. Tendo o discípulo vencido o seu ego, haverá o
conforto por seu esforço,
assim termina o versículo “Sim,
eles serão reconfortados” E a sua promessa se cumprirá como atesta um de seus
apóstolos:
“Fiel é esta palavra: se,
pois, já morremos com ele, com ele
também viveremos; se perseveramos, reinaremos tam-
bém com ele” 2Tm.2:11 (TB).
“Estou crucificado
com MashYach logo já não sou eu, o que
vivo, mas o MashYach que vive em mim. E a vida que
agora vivo na carne, vivo na fé do Filho de YAHU,
que me amou e se entregou por mim”. Gl. 2:20
“Pois morrestes,
e a vossa vida está escondida com MashYach em YAHU” Cl. 3:3
Terceiro
passo: “Em
marcha, os humildes! Sim, eles herdarão a terra!” Depende do
terceiro passo a continuidade no
Caminho, se depois de decidirmos os dois primeiros passos e não nos colocarmos
em condição continua de
quebrantamento e de arrependimento, certamente regressaremos no Caminho pela
volta da ação do ego, que induzirá o candidato a soberba, altivez, orgulho,
insubmissão, etc. Humildade para YAHU é aquela
disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a
melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir, é a virtude que nos dá a
sensibilidade de reconhecer a nossa fraqueza e dependência do Eterno; assim
buscamos nas Escrituras o apoio para esse passo.
Perto
está YAHU dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Sl.34:18
Os
sacrifícios para YAHU são o espírito quebrantado; um coração quebrantado e
contrito não desprezarás, ó Ulhim. Sl.51:17
A
soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra. Pv.29:23
E
se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha
face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e
perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2Cr.7:14
Ele
te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que YAHU pede de ti, senão que
pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu
ULhim? Mq.6:8
Para
meditação: “Dois
homens subiram ao templo, a orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu,
estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó YAHU, graças te dou, porque não
sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como
este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto
possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar
os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó YAHU, tem misericórdia de mim,
pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele;
porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si
mesmo se humilha será exaltado”. Lc. 18:10-14
Quarto
passo: “Em
marcha, os famintos e os sedentos de justiça! Sim, eles serão saciados!” A fome e a sede
se situam no absoluto, tanto a fome como a sede nos faz se apossar de uma
energia, capaz de mover-nos mesmo enfraquecidos por elas, como no deserto, a
sede pode criar miragens e dar força naquele que a contemplou, tirando-o do
enfraquecimento físico, encontrando forças no corpo e movendo-o em direção ao
tão desejado Oasis. Assim também a criança recém nascida, quando com fome,
entra em estado clamoroso, suplicando através de sua manifestação, apaziguar o
seu desejo ardente. O conselho do apóstolo Pedro é exatamente para esse fim,
vejamos: “desejai ardentemente, como crianças
recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado
crescimento para salvação” 1pe. 2:2. Neste sentido, Yahushua aplica a
continuidade do caminho e relaciona a fome e a sede ao desejo ardente do
discípulo em ter uma conduta de aprovação em sua busca da retidão, que só pode
ser encontrada na Toráh (ensino) de YAHU nosso Pai. É isso que a palavra grega “dikaiosunh - dikaiosune” quer dizer. Sua tradução literal é: “num
sentido amplo: estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para
YAHU, doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado
aprovado por YAHU, integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento,
sentimento e ações corretas num sentido restrito, justiça ou virtude que dá a
cada um o que lhe é devido”. Mas não podemos nos deixar enganar pelas miragens:
“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos
torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de YAHU; e vos
haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque
qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da
justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os
quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o
bem como o mal”. Hb.5:12-14. A fome e a sede que Yahushua declara que o
discípulo deve ter são pela verdadeira Palavra do Eterno, que o saciará, o
alimentará e o fartará. “Ele, porém, respondendo, disse: Está
escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas
de toda a palavra que sai da boca de YAHU”. Mt. 4:4.
Quinto passo: “Em
marcha, os matriciais! Sim, eles serão matriciados!” Escolhemos a
tradução hebraica “MATRIZ” para a palavra grega elehmwn
eleemon = misericordioso, por refletir melhor a idéia do texto. A palavra
hebraica Mxr racham = amar profundamente, ter misericórdia, ser matriz, ter afeição terna, ter
compaixão, certamente é a palavra que foi traduzida para o grego como
“misericórdia” pelos LXX, pois tem o mesmo sentido. Mas é a palavra hebraica da
qual certamente Yahushua fazia uso, pois Ele não estava se comunicando com os
discípulos falando grego. Daí a nossa escolha. A riqueza do conteúdo que o
termo “matriciais” nos dá é maravilhosa; após o discípulo faminto e sedento da
palavra de YAHU ser alimentado continuamente, por ser voluntário e desejar ser matriciado passa ter a imagem e
semelhança do Criador. Exemplo disso é o ventre de uma mãe que gera uma criança;
a Matriz recebe, mantém e dá a vida, oferecendo ao feto, a cada segundo, tudo
que ele precisa para viver, assim também YAHU realiza através de Yahushua a
doação de Sua Vida para os Seus seguidores, matriciando-os no processo do Caminho. “Mas YAHU, sendo rico em misericórdia,
por causa do grande amor com que nos
amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com o MashYah,
pela graça sois salvos”. Ef.2:5.
“Bendito seja o YAHU Pai de nosso Senhor Yahushua
o MashYah, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou
de
novo para uma viva esperança,
pela ressurreição de Yahushua o MashYah, dentre os mortos”, 1Pe.1:3
“Porque YAHU amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pe-
reça, mas tenha a vida eterna. Porque YAHU
enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas
para que o mundo fosse salvo por ele”. Yahuhana
3:16,17 (João).
“Aquele que não ama não conhece a YAHU; porque YAHU é caridade. Nisto se manifestou a caridade de YAHU para
conosco: que YAHU enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está a caridade, não em
que nós tenhamos amado a YAHU, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu
Filho para propiciação pelos nossos
pecados. Amados, se YAHU assim, nos amou, também
nos devemos amar uns aos outros. Ninguém
jamais viu a YA-
HU; se nos
amamos uns aos outros, YAHU está em
nós, e em nós é perfeita a sua caridade. Nisto conhecemos que
estamos
nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu
Espírito”. 1 Yahuhana 4:8-13. (1João).
O misericordioso é
portanto, todo aquele que após ter sido matriciado por amar YAHU, passa a
matriciar o próximo como exemplo de vida, regenerando os que desejam da mesma
maneira “ardentemente, como crianças recém-nascidas,
o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para
salvação”.
Sexto passo:
“Em marcha, os de mentes puros! Sim, eles verão YAHU!” Continuando a
jornada de santificação, vai o
discípulo
se formando, adquirindo cada vez mais a natureza de Seu Criador. Sua mente
agora está se tornando adornada das
virtudes
do PAI;
o texto grego literalmente diz: ”purificados de mente” “kayarov katharos” = limpo, puro, purificado pelo fogo e “kardia
kardia” = Mente. E
assim:
“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que
fôssemos como pri-
mícias das suas criaturas”. Tg 1:18. Na Verdade foi
gerado um novo homem, cópia fiel da Matriz, pois a purificação que recebeu
o livrou da antiga natureza que
Yahushua afirmou: “Porque da mente procedem os maus pensamentos,
mortes, adultérios,
prostituição, furtos, falsos testemunhos e
blasfêmias”. Mt. 15:19. E de todos esses maus hábitos será libertado o discípulo
que almeja o final da carreira que lhe está proposta seguindo o
exemplo de Yahushua: “Olhando para Yahushua,
autor e consu-
mador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto
suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à dês
tra do trono de YAHU. Hb.12;2.
Sétimo passo: “Em
marcha, os pacificadores! Sim, eles serão chamados filhos de YAHU!” Agora nesta fase
o discí-
pulo
já está formado por todas as características do PAI que por meio de Seu Filho
foi adquirindo: “E ele mesmo concedeu uns
para apóstolos, outros para profetas, outros
para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao
aperfeiçoamento
dos santos para o
desempenho do seu serviço, para a edificação
do corpo do MashYah, Até que
todos Cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de YAHU, à perfeita varonilidade, à medida da
estatura da plenitude do MashYah”. Ef.4:11-13. O discípulo que
prossegue no Caminho continua cônscio de sua necessidade
espiritual
e sente um forte impulso ou necessidade de partilhar com outros as boas novas
que aprendeu e que agora lhe deu Vida. Por
tanto,
procura oportunidades para reconciliar e
pacificar outros com o Criador e dedica seu tempo criando atividades para
este fim.
Levar
a mensagem a outros aumenta a sua felicidade; o conselho do apóstolo Shaul
(Paulo) já experiente no Caminho é bem claro:
“Tenho-vos
mostrado a todos que trabalhando exaustivamente
assim é necessário ajudar os fracos, mas também
estar atento as palavras do Senhor
Yahushua, que disse: Há mais felicidade em dar, que exigir auxílio”. At.
20:35.
E assim o discípulo segue o caminho e agora com responsabilidades
que o Mestre lhe encarregou: “E
disse-lhes: persistem na jornada por todo o mundo e proclame as boas novas a
toda criatura”. Mc.16:15. Para aquele que tem convicção de seu passo
como seguidor de Yahushua, fará parte da grande responsabilidade de reconciliar
por meio da mensagem eterna os homens. “Assim
que, se alguém está no MashYah, nova
criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de YAHU que nos reconciliou consigo mesmo por Yahushua o MashYah, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, YAHU estava no MashYah reconciliando consigo o mundo, não lhes
imputando os seus pecados; e nos deu
a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte do MashYah, como se YAHU por nós rogasse. Rogamos-vos pois da parte do MashYah que vos reconcilieis com YAHU”.
“Disse-lhes pois Yahushua outra vez: Paz seja
convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”.
Yahuhana 20:21 (João)
“A quem anunciamos,
admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria;
para que apresentemos todo o homem
perfeito em Yahushua o MashYah”. Cl. 1:28
“Graças, porém, a YAHU,
que, no MashYah,
sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo
lugar a fragrância do seu conhecimento”. 2 Co.
2:14.
Oitavo
passo: “Em
marcha, os perseguidos por causa da justiça! Sim, deles é o Reino dos céus!” Uma imagem nos
vem à mente: Yahushua está sentado à maneira dos rabinos a ensinar os seus
seguidores. Não estava em pé anunciando o evangelho como um pregador de
multidões, pois Ele sabia que ela o procurava com segundas intenções. “Vendo pois a multidão que Yahushua não estava ali nem os seus
discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Yahushua. E, achando-o na outra banda do mar, disseram-lhe: Rabi, quando
chegaste aqui? Yahushua respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos
digo que me buscais, não pelos
sinais que vistes, mas porque comestes
do pão e vos saciastes”. Yahuhana 6:24-26 (João). Mas preparava os
seus discípulos para a missão que os comissionou. Neste passo Ele os informa
que a influência que teriam como pacificadores, levariam muitos a tomarem
decisão pelo Reino; e isto certamente causaria perseguição aos proclamadores da
justiça. Satan sempre se oporá ao desenvolvimento espiritual de cada adepto,
como também da propagação da Verdade. “Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos
Perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos
à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome”. Lc.21:12. Mais
a convicção do discípulo o fará suportar com alegria todos os sofrimentos
causado pela perseguição, como exemplo temos o testemunho daqueles que não
amaram as suas próprias vidas.“Quem nos
separará do amor do MashYah? Será tribulação ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” Rm. 8:35.
“Em tudo somos atribulados, mas não
angustiados: perplexos, mas não desanimados; Perseguidos, mas não desampa-
rados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo
sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Yahushua no nosso
corpo, para que a vida de Yahushua se manifeste
também em nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sem-
pre entregues à morte por amor de Yahushua, para
que a vida de Yahushua se manifeste também em a nossa carne
mortal”. 2Co.4:8-11.
“Confirmando os ânimos dos
discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações
nos impor-
ta entrar no reino de YAHU”. At. 14:22.
“E não temais os que matam o corpo, e não podem
matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no infer-
no a alma e o corpo”. Mt.10;28.
Nono
passo: “Em
marcha, quando vos insultam e vos perseguem; e mentindo vos acusam de todo
crime, por minha causa”. Neste
final
do estudo queremos colocar aqui as palavras de André Chouraqui na sua tradução
do livro de MatiteYahu que consideramos de estrema importância, seriedade e
beleza.
I. Chouraqui,
André 1917- ll título. Lll título: Mtyah (o evangelho segundo Mateus). lV.
Série. Pag.89 e 91
“O discurso fica claro: os necessitados, os enlutados, os
humildes, os famintos e sedentos, os matriciados, os de mentes puros, os
pacificadores, serão perseguidos por uma ordem política injusta, onde triunfam
os instintos de denominação e de opressão do homem.”
“A marcha dos adeptos de Yahushua tem um objetivo, o reino de
YAHU, e um motor, o regozijo e a exaltação que nascem das certezas da fé, em
perfeita adesão. O amor é aqui fonte viva, poder; permite o dom liberador e com
retorno ao único Rei dos reis que arranca o homem de toda servidão terrestre
para situá-lo nos céus como os profetas, sempre perseguidos por sua vontade de
espalhar no mundo a Luz, a Justiça, a Exaltação a YAHU e como provar já em
terra a promessa dos céus. Para atingir esse alvo, Ele chama não a felicidade,
ao “macarismo” já adquirido, mas ao despertar e ao esforço de uma
necessária “MARCHA”. Daí a lembrança dos combates travados pelos profetas
contra os opressores: é este o exemplo que é preciso seguir, qualquer que seja
o preço.”
A Igreja de Yahushua que está no Rio de
janeiro vos saúdam
A necessidade de transmitir a verdade é
para nós um compromisso com o Eterno, Há ainda muitos assuntos que gostaríamos
de abordar, se você se interessa pela verdade e gostaria de conhecê-la faça
contato conosco.
Pelo enviado de YAHU, HazaqYahu
Muito interessante!
ResponderExcluiramei, muito bom mesmo !!!
ResponderExcluirleandrosilvadealmeida2012@gmail.com , gostaria de um contato de vcs
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